Scroll Top

Dieta Paleo → Cardápio Completo, Receitas e Como Fazer 【2017】

A dieta paleo ou paleolítica consiste numa alimentação natural, nada de alimentos industrializados. Basicamente ela não traz muitas regras, pois somente é preciso se alimentar da mesma coisa que nossos ancestrais comiam há muitos anos atrás, claro que algumas adaptações devem ser feitas para o cotidiano atual.

dieta paleo receitas

Apesar dos hábitos dos antepassados e de suas práticas parecerem um pouco estranhas aos olhos do mundo moderno, diversos estudos clínicos apontam que essa prática tem causado uma melhora muito rápida em diversos indicadores de saúde e isso começa pela redução da gordura corporal.

Em geral, o foco da dieta está em alimentos de alta qualidade, que possuem uma densidade nutricional alta, pois isso permite que as funcionalidades e o equilíbrio hormonal acabem agindo a favor do organismo. É a partir desse equilíbrio que a compulsão por alimentos como doces, massas entre outros, e a fome constante acabam sofrendo uma redução e ao mesmo tempo é possível perceber que há um aumento da energia, da disposição e o emagrecimento acontece mais rapidamente.

Dieta Paleolítica

Com toda certeza os antepassados podem ensinar muitas coisas boas, mas quando o assunto é alimentação acredita-se que essa bagagem é ainda maior que qualquer outra vertente da vida. Afinal, eles possuem experiências ótimas que podem deixar um excelente legado quanto a forma de alimentação. Isto porque a fonte dos alimentos era basicamente a caça, a pesca e o plantio.

Estilos de dieta

Emagreça com Dr RochaSeguramente, existem centenas de vertentes da dieta paleo ou paleolítica, mas todas elas não serão abordadas nesse artigo. No entanto, o médico Dr. Rocha especialista em nutrição e obesidade conhece ótimos métodos para emagrecer e é o que recomendamos para quem tem o desejo de se aprofundar mais nesse assunto.

Ele possui um best seller chamado “Emagreça com Dr. Rocha” cheio de informações fascinantes sobre o porquê de não comer grãos que são processados, afinal, além de engordar eles também possuem um alto potencial inflamatório o que pode desencadear em diversas patologias e males como hiperglicemia, esteatose hepática, gordura visceral inflamatória, diabetes, resistência a insulina, artrite, síndrome do intestino irritável, desnutrição entre tantas doenças.

Emagreça com Dr. Rocha

Cardápio da Dieta Paleo

Dieta Paleo Cardápio

Alimentos que são permitidos e proibidos na dieta paleo

Basicamente, a dieta paleolítica pode ser condensada em 4 regras principais que são:

  • Nada de açúcar;
  • Eliminar os grãos e os seus derivados como é o caso das farinhas e óleos lembrando que, os óleos de sementes também devem ser evitados;
  • Não consumir alimentos processados;
  • Evitar os laticínios.

A essas regras principais pode-se adicionar uma espécie de dois mandamentos que são:

  • Comer alimentos de verdade, ou seja, alimentos naturais como as verduras e leguminosas;
  • A gordura natural que os alimentos possuem são grandes aliadas, por isso, não há necessidade alguma de temê-la.

Na verdade, tudo o que for de alimento não processado pode ser ingerido sem problema algum. Isso quer dizer que aqueles alimentos que estão disponíveis na natureza que o ser humano pode pegar e comer diretamente são liberados. É claro que é preciso cozinhar e temperar alguns deles ou, no máximo, fazer uma transformação de forma natural como no caso do iogurte natural que somente é preciso deixar o leite talhar e já está pronto.

Caso o alimento tenha de passar por inúmeros processos industriais, ter a adição de componentes químicos entre tantas outras coisas o melhor é deixar de lado, pois ele não se enquadra numa dieta paleo.

Alimentos que são permitidos

  • Todas as carnes são permitidas na dieta paleo independentemente de ser bovina, suína, aves, de caça ou qualquer outra. As gorduras que elas possuem não precisam ser retiradas, muito pelo contrário, elas podem permanecer e serem ingeridas.
  • Os frutos do mar como camarões, mariscos, ostras, peixes entre tantos outros tipos de frutos do mar também podem ser consumidos sem problema algum.
  • O ovo é um alimento muito completo e altamente recomendado, é por isso que todas as formas são permitidas. Mas é preciso ficar atento e não usar óleos que sejam feitos a base de grãos ou sementes no caso de fazer uma omelete.
  • Todos os tipos de verduras e legumes podem ser comidos sem ter nenhum tipo de restrição, afinal, são ótimas fonte de fibras para a dieta paleo.
  • A gordura natural como o azeite de oliva, óleo de coco, manteiga e a maionese de azeite de oliva são permitidos. Além do mais, esses alimentos dão a sensação de saciedade por um tempo maior e isso ajuda no processo de emagrecimento. Mas é bom se afastar das gorduras não-naturais como é o caso das margarinas, óleos originários de grãos e sementes e gordura vegetal hidrogenada.
  • As nozes como a castanha do pará, avelã, castanha de caju, pistache e noz pecan estão liberadas e são ótimas substitutas dos vilões salgadinhos. Mas as que são caramelizadas devem ser evitadas.

 Leia, também: Dieta para Emagrecer Rápido Passo a Passo!

Dieta Paleo → Cardápio Completo, Receitas e Como Fazer 【2017】
5 (100%) 37 votes
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.