7 universidades públicas que dão acesso através do ENEM 2020

Exame Nacional do Ensino Médio, abreviado como Inem é uma organização não-obrigatória, iniciado em 1998, padronizado, gerenciado e operado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP), que avaliou estudos do ensino médio no Brasil . O ENEM é o exame mais importante do gênero no Brasil, com mais de 8,6 milhões de candidatos registrados em 2016. É o segundo maior do mundo.

Os estudantes que terminam o ensino médio que estudam em uma universidade no Brasil são elegíveis para o ENEM 2020 . Qualquer pessoa pode se inscrever no exame para testar suas habilidades e conhecimentos dos alunos do ensino médio no país.

A cada ano, vem a sua importância para os alunos que cursam uma faculdade, uma vez que o exame é como teste de admissão para inscrição em 23 universidades federais e 26 institutos de ensino. O teste também é usado por pessoas que gravam pontos ou programas criados pelo governo, onde esses estudantes podem executar trabalhos em universidades públicas espalhadas pelo país.

Como funciona o ENEM

O exame é constituído por duas partes: um teste de escolha de 63 perguntas sobre várias disciplinas (português, história, geografia, matemática, física, química e biologia) e uma composição.

Composto por 180 questões de escolha múltipla, divididas igualmente em quatro áreas do conhecimento: idiomas, códigos e tecnologias relacionadas; ciências humanas e tecnologias relacionadas; ciências naturais e tecnologias relacionadas; e matemática e suas tecnologias. Imposto de duração, é aplicado em dois domingos consecutivos.

enem-2020

Você pretende realizar uma inscrição para o exame ENEM através do site do INEP, deve guardar todas as informações pessoais necessárias e aguardar o cartão de confirmação que será enviado para o endereço reservado por você durante o registro.

Nesse cartão de confirmação, inclua o número do candidato à inscrição, dados, hora, local e local onde você poderá realizar a prova e a informação sobre a escolha da língua estrangeira.

Após o momento da realização do exame, muitos estudantes não sabem como usar uma nota de teste para ingressar na universidade pública. No próximo tópico, passaremos uma breve instrução para que você fique atento e não possa ser feito nessa etapa.

Como utilizar ou Enem como forma de adesão na universidade pública?

Desde 2009, a maioria das universidades públicas do Brasil utiliza o ENEM como parte de seus exames de admissão, seja como exames de exame, o primeiro nível ou como uma forma de selecionar candidatos em potencial. Contudo, a forma de adesão pode variar de acordo com a universidade.

Embora seu objetivo seja ser um exame de avaliação nacional, os estudantes podem usar suas notas para serem admitidos em uma universidade, embora nem toda universidade ou aceite como único exame de admissão. Permitido, como instituições aceitam ou Enem como exame de admissão. Outras, usam pontuação de aluno como complemento de credenciais de admissão, dependendo do desempenho do aluno.

universidade-pública

Para utilizar uma nota do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso em uma universidade pública, existem diversas formas que você deve conhecer para não perder a oportunidade de garantir sua vaga no ensino superior de forma gratuita.

Uma das formas mais solicitadas para ingresso em uma instituição pública é o Sistema de Seleção Unificado mais conhecido como SiSU, que oferece oportunidades para os estudantes exclusivos para universidades públicas e não exige limite de renda, apenas usando uma nota de Enem para classificar os candidatos na disputa por uma vaga na universidade.

Conheça as 7 instituições públicas que aderem ao Enem

No Brasil, várias universidades públicas garantem um ensino de qualidade aos estudantes brasileiros, mas para acessar essas aulas não são tão simples, pois as vagas são bastante concorridas em todos os cursos disponíveis.

Os estudantes de ônibus ou Exame Nacional do Ensino Médio para concorrer a vagas que são abertas em cursos, mas podem garantir uma vaga, ou obter uma nota boa para garantir uma vaga no curso escolhido.

É importante que você saiba que nem todas as instituições de ensino superior públicas usam o Tipo de ingresso mais importante, é necessário saber quais são as pessoas que você pode usar sua nota e executar uma vaga. A seguir, selecionamos 7 universidades públicas que podem aproveitar uma nota do exame. Confira!

Como cada estado no Brasil possui uma unidade de ensino superior pública selecionará algumas de cada estado que você pode usar sua nota, veja abaixo:

unb

Na região Centro-Oeste, temos como mais procuradas na Universidade de Brasília, UNB, que aceita ou ingressa pelo Sisu para entrada no primeiro semestre do ano letivo, e outra na UFG da Universidade Federal de Goiás que é o meio de entrada é feito somente pelo SiSU através da nota do Enem, somente é aceito para os cursos que exigem Verificação de Habilidades Específicas.

ufba

Pelo Nordeste, temos uma Universidade Federal da Bahia que adota como forma de ingresso para o preenchimento de vagas no SiSu, mas tem como exceção alguns cursos que exigem teste de habilidade. Outra universidade da UFPI da Universidade Federal do Piauí, suas vagas são preenchidas pelo Enem / Sisu, mas com atenção nos cursos de Licenciatura em Letras-Libras e Licenciatura em Educação no Campo, há um sistema próprio.

ufpa

A região Norte traz como representante de adesão a Universidade Federal do Pará (UFPA) que possui vagas preenchidas pelo Enem, sendo 20% pelo SiSU. Na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), alunos ingressam pelo Enem, onde as notas são aproveitadas no vestibular. A universidade, entretanto, não aderiu ao Sisu.

unifesp

Já na região Sudeste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) é conhecida como uma das instituições que tem diversas formas de ingresso, no seu vestibular ela usa o Exame Nacional do Ensino Médio como a primeira fase do vestibular para alguns cursos. O SiSU é usado como forma de ingresso para outras graduações.

ufcspa

A representação da região Sul vem através da UFCSPA Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre que possui a entrada dos estudantes no ensino superior através do programa SiSU com as notas ou Enem.

Agora que você já conheceu todas as universidades que podem contar sem ingresso para usar como notas do Exame Nacional do Ensino Médio, basta ver como é um representante no seu estado e comparar as unidades após provas como Enem para saber como funciona os tramites ingresso. Boa sorte!