Estresse e ansiedade são experiências comuns para a maioria das pessoas. Na verdade, 70% dos adultos no Brasil dizem que sentem estresse ou ansiedade diariamente. Quer saber o que diminui a ansiedade? Confira o nosso conteúdo até até o final!

Exercício

exercícios

O exercício é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para combater o estresse. Pode parecer contraditório, mas colocar estresse físico em seu corpo por meio de exercícios pode aliviar o estresse mental.

Os benefícios são mais fortes quando você se exercita regularmente. Pessoas que se exercitam regularmente têm menos probabilidade de sentir ansiedade do que aquelas que não se exercitam.

Existem alguns motivos por trás disso:

  • Hormônios do estresse: o exercício reduz os hormônios do estresse do corpo – como o cortisol – a longo prazo. Também ajuda a liberar endorfinas, substâncias químicas que melhoram o humor e agem como analgésicos naturais.

  • Sono: os exercícios também podem melhorar a qualidade do sono, que pode ser afetada negativamente pelo estresse e pela ansiedade.

  • Confiança: Quando você se exercita regularmente, pode se sentir mais competente e confiante em seu corpo, o que, por sua vez, promove o bem-estar mental.

Tente encontrar uma rotina de exercícios ou atividade de que goste, como caminhar, dançar, escalar ou ioga.

Atividades – como caminhar ou correr – que envolvem movimentos repetitivos de grandes grupos musculares podem ser particularmente aliviadoras do estresse e diminui a ansiedade.

Considere suplementos que diminuem a ansiedade

diminui a ansiedade

Vários suplementos promovem a redução do estresse e da ansiedade. Aqui está uma breve visão geral de alguns dos mais comuns:

  • Erva-cidreira: a erva-cidreira é um membro da família das hortelã que foi estudada por seus efeitos anti-ansiedade

  • Ácidos graxos ômega-3: um estudo mostrou que estudantes de medicina que receberam suplementos de ômega-3 tiveram uma redução de 20% nos sintomas de ansiedade

  • Ashwagandha: Ashwagandha é uma erva usada na medicina ayurvédica para tratar o estresse e a ansiedade. Vários estudos sugerem que é eficaz.

  • Chá verde: o chá verde contém muitos antioxidantes polifenóis que proporcionam benefícios à saúde. Pode diminuir o estresse e a ansiedade, aumentando os níveis de serotonina.

  • Valeriana: A raiz de Valeriana é um auxiliar popular para dormir devido ao seu efeito tranquilizante. Ele contém ácido valerênico, que altera os receptores do ácido gama-aminobutírico (GABA) para diminuir a ansiedade.

  • Kava kava: Kava kava é um membro psicoativo da família da pimenta. Há muito usado como um sedativo no Pacífico Sul, é cada vez mais usado na Europa e nos Estados Unidos para tratar estresse e ansiedade leves.

  • Captril: este composto foi desenvolvido com fórmula natural e que diminui a ansiedade em pouco tempo de consumo. 

Acender uma vela diminui a ansiedade

diminui a ansiedade

Usar óleos essenciais ou acender uma vela perfumada pode ajudar a reduzir seus sentimentos de estresse e ansiedade. Alguns aromas são especialmente calmantes. Aqui estão alguns dos aromas mais calmantes:

  • Lavanda
  • Rosa
  • Vetiver
  • Bergamota
  • Camomila romana
  • Neroli
  • Incenso
  • Sândalo
  • Ylang Ylang
  • Laranjeira ou flor de laranjeira
  • Gerânio

Reduza a ingestão de cafeína

diminui a ansiedade

A cafeína é um estimulante encontrado no café, chá, chocolate e bebidas energéticas. Doses altas podem aumentar a ansiedade. As pessoas têm limites diferentes para a quantidade de cafeína que podem tolerar.

Se você notar que a cafeína o deixa nervoso ou ansioso, considere reduzir. Embora muitos estudos mostrem que o café pode ser saudável com moderação, não é para todos. Em geral, cinco ou menos xícaras por dia é considerado uma quantidade moderada.