O que é o Encceja e como se inscrever

Apesar dos atuais desafios econômicos / políticos pelos quais o Brasil está passando, é o quinto maior mercado de ensino superior do mundo e o maior mercado de ensino superior da América Latina. As despesas com educação em 201 foram de cerca de US $ 12 bilhões. O orçamento do Ministério da Educação para 2019 é estimado em 30 bilhões.

O Brasil possui 57 milhões de estudantes em seu sistema de ensino básico, sendo 8,7 milhões na pré-escola, 37,2 milhões na escola primária e 11,1 milhões na escola secundária. O setor de ensino superior inclui 7,3 milhões de estudantes matriculados. Aproximadamente 72% dos estudantes do ensino superior vão para instituições privadas.

O setor de educação é uma alta prioridade para o governo do Brasil. A internacionalização do ensino médio é um assunto que vem ganhando crescente relevância, tanto para instituições de ensino brasileiras, públicas quanto privadas. As agências federais de pesquisa brasileiras têm uma longa história de apoio às parcerias de ensino.

Fatores que geram a redução da educação no Brasil

O número de crianças brasileiras que chegam ao ensino médio está caindo a um ritmo constante. De fato, apenas cerca de um terço das crianças em idade escolar chegam à sexta série. Por esse motivo, o governo está tomando algumas medidas definitivas para melhorar a situação da escolaridade. A dívida externa que aflige tanto dinheiro do governo está sendo paga e os recursos disponíveis realocados para conceder subsídios para a educação.

encceja

As escolas públicas geralmente carecem de encanamento e aquecimento e as estruturas são degradadas e negligenciadas. Isso levou a uma alta taxa de analfabetismo e desemprego no Brasil, o que, por sua vez, levou a ainda menos escolaridade, pois essas crianças devem envolver seus filhos no setor de trabalho para obter fundos extras.

Considerando todas as matrículas em todos os níveis de ensino, o Brasil tinha aproximadamente 54,3 milhões de estudantes em 2001. Um terço da população brasileira frequentava a escola. As escolas públicas estavam atendendo às necessidades de aprendizado de 45,8 milhões de estudantes no nível educacional básico, o que representa 87,8% de todos os alunos.

Plano de mudança na educação

O sistema educacional brasileiro fez avanços importantes desde 2001. Em termos educacionais, o governo parece estar entrando em sintonia com o resto do mundo. Desde 1995, tem havido uma expansão no acesso ao ensino fundamental. A proporção de crianças matriculadas na escola aumentou consideravelmente em 1999, com a inclusão de quatro milhões de novos alunos no sistema.

As taxas de distorção por idade e série continuam altas no Brasil – 47% dos alunos podem estar em séries mais altas. No entanto, o Brasil está tentando melhorar seu desempenho no ensino fundamental.

A taxa de promoção, que mede o número de alunos que são promovidos para uma série mais alta, também aumentou de 65% em 2019 para 73% em 2020. Durante esse mesmo período, o número de estudantes que repetem uma série caiu de 30% para 23% . A taxa de abandono também diminuiu, de 5,3% para 3,9%.

certificado-encceja

A expectativa de terminar o primeiro nível de educação aumentou para 63%, e o tempo médio necessário para passar pelas oito séries caiu de 12 para 10 anos. As matrículas no ensino médio aumentaram para 57%. Somente, a taxa de crescimento foi de 11,5%. Esse aumento nas matrículas no ensino médio pode ser explicado pelas melhorias no ensino fundamental e pela crescente demanda por pessoas com maior escolaridade no mercado de trabalho.

Considerando todas as matrículas em todos os níveis do Encceja 2020, o Brasil tinha aproximadamente 54,3 milhões de estudantes. Um terço da população brasileira frequentava a escola. As escolas públicas estavam atendendo às necessidades de aprendizado de 45,8 milhões de estudantes no nível educacional básico, o que representa 87,8% de todos os alunos.

Como funciona o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e
Adultos (ENCCEJA) é uma modalidade de ensino destinada às
pessoas que por algum motivo não conseguiram terminar todo o ensino na idade
própria, independentemente do motivo.

De acordo com o Ministério da Educação, esta
prova tem como objetivo verificar as habilidades e as competências do aluno EJA, sendo dividido em áreas de
conhecimento:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas Tecnologias;
  • Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Cada área contêm 30 questões, resultando 120 questões mais a proposta
de redação.

prova-encceja

A participação no ENCCEJA é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e
adultos residentes no Brasil, que irá avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida escolar, ou no seu cotidiano, ou seja, avaliar a sua habilidades que foram adquiridas no ensino médio e fundamental, sua inscrição deverá ser realizada nas Secretarias da Educação que aderirem ao Exame.O exame acontece anualmente e é aplicado aos domingos no horário integral.

A idade para realização da prova é de 15 anos para o e ensino fundamental
mínima de 18 para ensino médio.