O que é permitido levar para a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, acontece somente uma vez por ano, sendo, atualmente, considerada a principal forma de ingresso para as melhores universidades do Brasil. Muitas instituições públicas e privadas utilizam esta prova como forma de ingresso, substituindo a nota do vestibular tradicional pela nota do Enem.

Para quem vai realizar a prova pela primeira vez e está um pouco perdido, fique tranquilo. No artigo abaixo iremos tirar todas as dúvidas sobre o Enem, local de prova Enem 2020 e o que é permitido levar para o exame. Confira!

ENEM 2020

O Enem é um processo de seleção realizado anualmente.  Através da nota obtida na prova aplicada pelo exame, os estudantes de todo o Brasil terão a chance de conseguir ingresso nas melhores universidade públicas e privadas que fazem parte deste programa.

enem-2020

A prova do Enem é composta por quatro provas de múltipla escolha, sendo que cada prova possui 45 questões, além da redação. As áreas contidas em cada prova são as seguintes:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da informação e comunicação, além de Língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática (Geometria e Álgebra).

O exame do Enem é realizado com o objetivo de avaliar os conhecimentos e competências dos estudantes que estão saindo do ensino médio ou até mesmo aqueles que já estão formados. E além dos conteúdos mencionados acima, é necessário fazer uma redação sobre um tema surpresa escolhido pelo próprio Ministério da Educação.

Quando sai o Local de Prova do ENEM

Essa é uma informação de extrema atenção e importância para os candidatos e que poderá ser consultado pelo estudante sempre que possível através da página do participante, seguindo o passo a passo abaixo:

REDAÇÃO ENEM

  • Passo 1: Acesse o site www.enem.inep.gov.br.
  • Passo 2: No portal, você poderá ter acesso ao local da sua prova, inserindo o número do seu CPF e a senha que foi gerada no cadastro que foi feito no momento da inscrição Enem para participar do Enem.
  • Passo 3: Após informar o que foi solicitado, o estudante já poderá visualizar o endereço do local da prova do Enem.

É importante também que o candidato saiba que o local da prova do exame também está impresso no seu cartão de confirmação, que deverá ser guardado com muito cuidado, pois será fundamental, inclusive nos dias de realização das provas.

O que é permitido levar para a prova do Enem

No dia da realização da prova do Enem, os candidatos deverão permanecer atentos aos detalhes da documentação e resolução das provas, dentre outros.

Quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio, os detalhes podem fazer toda a diferença entre uma prova tranquila e a eliminação. Descuidos como ir de óculos escuros ou relógio no dia do prova e não tirar os acessórios ao adentrar na sala de aula, por exemplo, já são motivos para a eliminação do candidato.

universidade-pública

Para conseguir realizar o exame, é necessário atentar para portar algum documento original com foto como cédulas de identidade (RG), identificação de conselhos de classes, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira de habilitação. Demais documentos ou cópias, mesmo que autenticadas, serão rejeitados. Caso haja perda, furto ou extravio do documento de identificação, o Boletim de Ocorrência pode ser apresentado para a realização da prova.

A caneta preta de material transparente é a única permitida. Como a leitura ótica do cartão de respostas só identifica a cor preta, canetas de tinta azul ou vermelha, lápis e lapiseira não são aceitos no dia da prova.

Celular: não leve ou, caso seja de extrema necessidade, leve desligue o celular. Evite levar o celular para as provas. Se tiver que levar, desligue-o assim que entrar no local de prova e guarde o aparelho no porta-objetos que o fiscal de sala vai te entregar. Ele deverá ser mantido lacrado logo abaixo da sua carteira.

É permitido levar lanche para a realização da provas. Comidas leves, como sanduíches, biscoitos e bebidas (não alcoólicas, claro) são permitidos.


Caso ainda haja algum tipo de dúvida relacionada ao artigo, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos te ajudar. Desejamos que você faça uma excelente prova!